Baixar e-book

Você sabe a representatividade da locação de máquinas no orçamento das empresas?

Publicado em: 26/abr/2018
Você sabe a representatividade da locação de máquinas no orçamento das empresas?

A locação de máquinas e equipamentos tem sido cada vez maior por empresas de diversos setores que precisam realizar serviços, tais como gestão ambiental, gestão de resíduos, transbordo e triagem, terraplanagem, transporte de cargas pesadas e leves, serviços de mineração, reformas, infraestrutura, eventos e obras em geral. No entanto, a decisão por comprar ou alugar os equipamentos nem sempre é tão fácil.

Ao contratar o aluguel de equipamentos, as empresas não precisam gastar uma quantidade enorme de dinheiro para comprar diferentes tipos de máquinas necessárias para a conclusão dos projetos

Alguns dos mais importantes vantagens da locação de equipamentos são:

 

Máxima produtividade: Uma das maiores vantagens é obter a máxima produtividade. Como as empresas podem alugar os equipamentos por um investimento mais baixo, é possível concluir os projetos em tempo hábil sem gastar uma fortuna com diferentes tipos de equipamentos. A maioria das máquinas pesadas, como tratores, caminhões e tratores, são bastante caros.

Reduzir os custos: Como os equipamentos podem ser alugados em fontes confiáveis, os custos de produtividade totais suportados pelas empresas podem ser reduzidos tremendamente. Isso ajuda a economizar custos globais e os lucros aumentam. Locação de equipamentos de construção é considerada uma estratégia de negócio eficaz adotada pela maioria dos empresários hoje em dia.

Menos gastos mensais: A maioria dos equipamentos está disponível a preços mais baixos no caso de aluguel. O valor da locação é comparativamente menor do que o valor do empréstimo tomado para comprar os equipamentos de construção, por exemplo.

O custo-benefício da locação revela-se ainda na despreocupação em ter que arcar com suporte técnico especializado, na agilidade do transporte do maquinário e na própria economia de capital, uma vez que o valor da locação é 100% dedutível do Imposto de Renda para empresas tributadas pelo Lucro Real, uma vez que sendo lançado como despesa operacional. É a solução perfeita para agilizar o evento ou obra com a maior margem de lucro possível e o menor risco.

Planejar é essencial

 

Independentemente da decisão a ser tomada (aluguel ou compra), é necessário incluir essa estratégia no planejamento financeiro e orçamentário da empresa. Somente assim será possível prever como essa decisão vai impactar os seus negócios. As vantagens do aluguel de equipamentos são várias, como já falamos aqui. Empresas locam equipamentos realizam manutenção constante, bem como trabalham com equipamentos de última geração. Além disso, o aluguel tem a vantagem de possibilitar o acesso da empresa a uma variedade maior de fabricantes e modelos de máquina, que muito provavelmente serão mais adequadas a cada projeto em que sua empresa trabalha.

O aluguel também envolve gastos, como mobilizações dos equipamentos e os valores medidos mensalmente. Sua empresa deve honrar com esses compromissos para evitar multas e outros custos decorrentes de quebras contratuais. Por outro lado, o aluguel pode ser uma ótima opção quando sua empresa precisa utilizar determinado equipamento para um projeto específico, temporário. Afinal, se não houver uma aplicação posterior do maquinário nas outras atividades da empresa, qual a necessidade da compra?

Pra saber mais sobre esse mercado competitivo acesse o nosso infográfico.

Acessar Infográfico